A cidade de Exu, berço cultural de Luiz Gonzaga, realiza entre os dias 5 e 7 de fevereiro a primeira edição do Festival Mulheres no Forró, com uma programação 100% feminina.
O festival busca celebrar o protagonismo das mulheres no forró, gênero essencial da cultura nordestina, e integra ações de conscientização sobre prevenção ao feminicídio e combate à violência contra a mulher. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
A primeira edição do festival presta homenagem à Sra. Maria Morena (In Memorian), figura emblemática da cultura de Exu, reconhecida pelo trabalho musical e pela participação em eventos locais, como a Caminhada das Sanfonas, e eternizada no documentário “O Enigma de Exu”, da GloboNews.
Segundo Marlla Teixeira, presidente do Coletivo Exu Criativo, o evento é um marco histórico: “este festival é um ato de reconhecimento e um farol para futuras gerações de artistas”.
O Presidente da Associação Serra Cultural, Henrique Brandão, reforça o caráter pioneiro: “esta iniciativa vai agregar um novo capítulo na valorização das mulheres no forró e na cultura nordestina como um todo, mostrando a diversidade e a potência da nossa música”.
O festival oferece oficinas, debates e shows, com tradução em Libras e orientações sobre preservação ambiental durante o evento. Confira a agenda completa:
05/02 – Escola Municipal Josefa Cândida
- 09h: Oficina de Sanfona com Écore Nascimento
- 10h: Oficina de Canto com Madame Forró
06/02 – Câmara de Vereadores de Exu
- 14h: Mesa de debates sobre “O protagonismo feminino e os rumos do forró”
06/02 – Estátua de Luiz Gonzaga (Parque Aza Branca)
- 20h: Shows com Caminhada das Sanfonas, Hanna Camilly, Camylla Ferreira, Natália Gomes, Fabíola Leite e Sarah Leandro
07/02 – Estátua de Luiz Gonzaga (Parque Aza Branca)
- 20h: Shows com Madame Forró, Écore Nascimento, Júlia Lorena, Monique D’ângelo, Izabelly Diniz e Gabi Cysneiros
O Festival Mulheres no Forró é realizado pelo Coletivo Exu Criativo, com produção da Associação Serra Cultural, incentivo da Lei Rouanet, patrocínio do Banco do Nordeste, e apoio do Ministério da Cultura, Prefeitura de Exu, Secretarias de Cultura e da Mulher, Caminhada das Sanfonas e Click Internet.