PUBLICIDADE

TRE reconhece lisura e libera divulgação de pesquisa Múltipla em Pernambuco

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu nesta quarta-feira (3) liberar a divulgação da pesquisa eleitoral registrada sob o número PE-07611/2026, realizada pelo Instituto Múltipla Pesquisas.

A decisão foi assinada pelo desembargador eleitoral Luiz Gustavo Mendonça de Araújo, relator do processo.

Ao analisar o pedido de reconsideração formulado pelo Instituto Múltipla, o magistrado concluiu que os documentos apresentados pela empresa demonstraram sua capacidade econômica para financiar a pesquisa, bem como sua espertize técnica e a parceria séria e histórica com o blog Nill Júnior.

A pesquisa teve o número de identificação PE – 07611/2026 e BR – 00432/2026. Contratada pelo blog, foi a campo entre 16 a 20 de maio, com 1.070 entrevistas. A margem de erro de 3% para mais ou para menos.

Na pesquisa estimulada, em que são oferecidas as opções para o entrevistado, Raquel apareceu com 43%, contra 39% do ex-prefeito do Recife e pré-candidato ao governo, João Campos, do PSB.

Ivan Moraes, do PSOL, apareceu com 2%. Não opinaram 1% dos entrevistados. Indecisos foram 8%. Brancos e nulos, 7%.

Considerando a margem de erro, de 3% para mais ou para menos, o quadro foi de empate técnico.

Na simulação de segundo turno, Raquel Lyra apareceu com 44% e João Campos, 41% dos votos.

Relatório dá dimensão do detalhamento de uma pesquisa de opinião com a seriedade do Múltipla.

A pesquisa foi estruturada em quatro grandes eixos temáticos, buscando compreender não apenas a intenção de voto do eleitor pernambucano, mas também seu perfil social, político e sua percepção sobre os governos estadual e federal.

No primeiro eixo, a pesquisa traçou o perfil dos entrevistados, analisando características como sexo, faixa etária, escolaridade, renda domiciliar, classe social, posicionamento ideológico e distribuição geográfica dos participantes em todas as regiões do Estado.

O segundo eixo concentrou-se no ambiente político e eleitoral para 2026. Foram avaliados cenários para a Presidência da República, Governo de Pernambuco e Senado Federal. O levantamento mediu tanto as intenções de voto espontâneas quanto estimuladas, além de simulações de segundo turno.

Também foram analisados aspectos qualitativos do comportamento eleitoral, como o grau de interesse dos eleitores pela disputa estadual, a firmeza ou possibilidade de mudança do voto até a eleição, a percepção sobre quem tem mais chances de vencer o pleito e o potencial eleitoral dos principais nomes colocados na disputa, incluindo índices de aceitação e rejeição.

A pesquisa ainda realizou cruzamentos dos cenários eleitorais com variáveis como região do Estado, gênero, idade, escolaridade, religião, renda, classe social e perfil ideológico, permitindo identificar tendências e diferenças de comportamento entre os diversos segmentos da população.

O estudo também procurou identificar se a população prefere a continuidade da atual administração ou deseja diferentes níveis de mudança para o próximo governo.

A pesquisa vai além da simples medição de intenções de voto, oferecendo um retrato abrangente das percepções políticas, expectativas eleitorais e avaliações administrativas da população pernambucana às vésperas do ciclo eleitoral de 2026.

Leia mais

PUBLICIDADE

Voluntários fm
NADJA 900X180