PUBLICIDADE

TRE-PE realiza audiências em Ipubi e Trindade que apresentam baixo índice de eleitores que já coletaram a biometria

Os municípios de Ipubi e Trindade, no Sertão do Araripe, estão entre os que apresentam os menores índices de eleitores com biometria coletada em Pernambuco. Para enfrentar o problema, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) promoveu quatro audiências públicas em cidades com baixo percentual de cadastramento: Ipubi, Trindade, Capoeiras e Caetés.

As atividades foram conduzidas pelo diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos, e, em Capoeiras e Caetés, também contou com a presença do presidente do Tribunal, desembargador Cândido Saraiva.

Os encontros aconteceram nas Câmaras Municipais e reuniram prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias, estudantes e moradores. Ao todo, mais de 250 pessoas participaram das audiências, que tiveram como objetivo reforçar a importância do cadastramento biométrico e esclarecer dúvidas da população.

Durante sua fala, o presidente do TRE-PE destacou que a identificação biométrica garante maior segurança e legitimidade ao processo eleitoral, evitando fraudes e tornando a votação mais ágil. Ele também ressaltou que a biometria hoje é exigida para acesso a diversos programas sociais e benefícios.

“A identificação biométrica é muito mais que uma tecnologia de identificação segura no dia da eleição. Ela fortalece a democracia e garante que cada voto seja único e legítimo. Além disso, já é exigida para benefícios como o BPC, seguro defeso, aposentadorias do INSS e o Bolsa Família. Quem não tiver sua biometria atualizada pode ter dificuldades de recebê-los ou até perder o benefício”, explicou o desembargador Cândido Saraiva, durante a audiência em Capoeiras.

Orson Lemos reforçou o discurso, destacando o papel da biometria não apenas nas eleições, mas também como ferramenta de cidadania e inclusão em serviços públicos.

Segundo dados do TRE-PE, Caetés é a cidade com o maior percentual de eleitores sem biometria, 77,4%, seguida por Ipubi (68,46%), Capoeiras (65,74%) e Trindade (56,73%). Nos quatro municípios, cerca de 30 mil eleitores ainda precisam comparecer aos cartórios ou postos de atendimento para realizar a coleta.

O Tribunal conta com o apoio das Prefeituras e Câmaras Municipais, que disponibilizaram espaços e servidores para auxiliar nos postos de atendimento biométrico.

Os eleitores que ainda não realizaram o procedimento devem agendar o atendimento pelo site do TRE-PE e comparecer ao cartório eleitoral ou posto biométrico mais próximo.

Além da coleta da biometria, os postos oferecem outros serviços, como:

  • emissão do primeiro título de eleitor;
  • transferência de domicílio eleitoral;
  • pagamento de multas;
  • regularização da situação eleitoral.

A campanha “Atualize” segue reforçando a necessidade de que todos os eleitores façam a biometria dentro do prazo para garantir seus direitos e a participação segura nas próximas eleições.

Leia mais

PUBLICIDADE