PUBLICIDADE

Sob a articulação de Socorro Pimentel, hemodinâmica do Araripe começa a funcionar e marca nova era na saúde do Sertão

O Sertão do Araripe vive um momento histórico na saúde pública. Começou a funcionar nessa terça-feira (10) o serviço de hemodinâmica do Hospital e Maternidade Santa Maria, em Araripina, o primeiro da região. No mesmo dia, foi realizado o primeiro procedimento de cateterismo cardíaco, marcando oficialmente o início dos atendimentos de alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A implantação do serviço representa uma conquista aguardada há mais de uma década pela população do Araripe. Agora, pacientes com suspeita de infarto, angina e outras doenças cardiovasculares poderão realizar exames e intervenções na própria região, sem a necessidade de longos e desgastantes deslocamentos para centros distantes.

Líder do Governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco, a deputada estadual Socorro Pimentel foi a principal articuladora política para que o serviço se tornasse realidade no Sertão do Araripe. Desde o início, a parlamentar liderou as tratativas para a habilitação junto à Apevisa, acompanhou as adequações técnicas exigidas pela Secretaria Estadual de Saúde e conduziu as articulações junto ao Ministério da Saúde para assegurar o credenciamento definitivo.

“Essa é uma vitória construída com muito trabalho, diálogo e perseverança. Lutamos para que o Araripe tivesse um serviço de hemodinâmica à altura da necessidade da nossa gente. Hoje, celebramos um avanço que salva vidas”, destacou a deputada.

Socorro Pimentel agradeceu o apoio irrestrito da governadora Raquel Lyra, que, segundo ela, tem conduzido uma verdadeira transformação na saúde pública de Pernambuco, com a interiorização dos serviços e ampliação da rede de alta complexidade. A parlamentar também reconheceu o empenho da secretária estadual de Saúde, Dra. Zilda Cavalcanti, pela parceria técnica e institucional fundamental para a consolidação do projeto.

“O Governo do Estado está mudando a realidade da saúde pública em Pernambuco. A interiorização dos serviços é uma política concreta que leva dignidade, rapidez no atendimento e mais chances de vida para quem mais precisa”, ressaltou.

O novo centro de hemodinâmica carrega ainda um significado pessoal e simbólico para a deputada Socorro Pimentel. A unidade recebeu o nome do seu avô, Dr. Sebastião Alves de Holanda, médico que marcou gerações com sua dedicação ao Hospital e Maternidade Santa Maria e à saúde da população do Araripe. A homenagem eterniza a trajetória de um profissional que fez história na instituição e reafirma o compromisso da família com o cuidado e a vida.

Administrado pelas Irmãs Medianeiras da Paz, o Hospital e Maternidade Santa Maria passa a oferecer um dos mais importantes serviços da cardiologia intervencionista. Com o início das atividades, o Sertão do Araripe passa a contar com uma estrutura moderna, equipe qualificada e atendimento humanizado, fortalecendo a rede regional de saúde e garantindo mais segurança à população.

Leia mais

PUBLICIDADE

PH
Voluntários fm
NADJA 900X180