O Pontão de Cultura Cabras de Lampião, de Serra Talhada realizará através dos seus agentes cangaceiros da cultura, oficinas técnicas e práticas destinadas para artistas e produtores, aberta ao público, completamente gratuitas. As atividades acontecerão no Sertão do Araripe, nesta semana, no período de 7 a 10 de outubro, nas cidades de Araripina, Trindade, Bodocó e Ouricuri.
As inscrições estão abertas e haverá emissão de certificado para os participantes inscritos. O Pontão de Cultura é uma Organização da Sociedade Civil, de Serra Talhada, chancelada para atuar no desenvolvimento, acompanhamento, capacitação, mapeamento, ações conjuntas e articulação de atividades culturais junto aos Pontos de Cultura, Entidades, Grupos e Coletivos Culturais de base comunitária do Sertão de Pernambuco, nos termos da Política Nacional de Cultura Viva.
Considera-se ainda como público beneficiário do projeto proposto os estudantes da rede pública de ensino, primeira infância, populações rurais, populações de baixa renda, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, pessoas LGBTQIAPN+, povos e comunidades ligados às culturas populares e tradicionais (de matrizes africanas e povos originários), mestres e mestras.
O Pontão de Cultura Cabras de Lampião foi selecionado no Chamamento Público 007/2024, Edital PNAB de Fomento aos Pontões de Cultura de Pernambuco para desenvolver ações de articulação e mobilização da rede, formação e capacitação. Os Cabras de Lampião integram a rede de Política Nacional de Cultura Viva (PNCV) e tem o incentivo da PNAB Pernambuco / Ministério da Cultura / Governo Federal.