PUBLICIDADE

Adutora de Negreiros vai garantir mais água para o Sertão do Araripe

A implantação da Adutora de Negreiros, uma das ações estruturadoras do Programa Águas de Pernambuco, vai beneficiar diretamente cerca de 350 mil habitantes de municípios do Sertão do Araripe. Ao todo, serão R$ 300 milhões em investimentos.

O edital para contratação dos serviços de implantação da adutora, no valor de R$ 85 milhões, foi publicado em 12 de novembro.

Esse valor corresponde basicamente às obras em campo, como a construção da adutora e das estruturas de apoio, a exemplo de estações elevatórias e do sistema de captação, além da instalação de equipamentos necessários para o funcionamento do sistema.

Os recursos restantes serão aplicados, principalmente, à compra dos tubos, que será feita diretamente pela Compesa, e a serviços complementares, como fiscalização e supervisão da obra, além de ações sociais e ambientais ligadas ao empreendimento.

O projeto vai captar água da Transposição do Rio São Francisco, no Reservatório de Negreiros, nas proximidades de Salgueiro, e conduzi-la até a região do Araripe, ampliando de forma significativa a segurança hídrica no Sertão pernambucano.

A obra integra o conjunto de investimentos estratégicos do Governo de Pernambuco para ampliar o acesso à água, dentro do Programa Águas de Pernambuco, lançado pela governadora Raquel Lyra, com foco especial nas áreas mais afetadas pela escassez hídrica.

Com a implantação da nova Adutora de Negreiros, o Sistema Adutor do Oeste será reforçado, dobrando a vazão atualmente ofertada ao Sertão do Araripe por meio da Adutora do Oeste, que já opera no limite diante do crescimento da demanda. O novo equipamento terá capacidade para transportar 500 litros de água por segundo, consolidando a Adutora de Negreiros como um dos maiores investimentos em infraestrutura hídrica do interior de Pernambuco.

Leia mais

PUBLICIDADE

PH 900X180
Voluntários fm
NADJA 900X180