Após diversas denúncias feitas pela população sobre a escassez de medicamentos em postos de saúde de Araripina, os vereadores Luciano Belo (PODE), Sebastião Dias (PSD) e Ronni da Civil (PSD) realizaram, nesta terça-feira (30), uma visita ao Centro de Abastecimento Farmacêutico (CAF) do município.
Durante a fiscalização, os parlamentares encontraram prateleiras praticamente vazias, confirmando a ausência de remédios, apesar de existir um contrato em vigor estimado em aproximadamente R$ 6,5 milhões.
Na sequência, os vereadores também visitaram os postos de saúde da Vila Santa Maria e do Cavalete I, que haviam sido alvo de reclamações de moradores. No local, foi constatada novamente a falta de medicamentos considerados básicos, como losartana e ácido acetilsalicílico (AAS), além de outros itens.
Outro ponto verificado na unidade da Vila Santa Maria foi a ausência de atendimento odontológico. Apesar de já existir cadeira odontológica instalada, o posto não conta com profissional para prestar o serviço à comunidade.
As visitas reforçam as reclamações apresentadas por usuários do sistema de saúde e devem gerar novos questionamentos sobre a aplicação dos recursos destinados à compra de medicamentos no município.