julho 30, 2025

Lula e Eduardo da Fonte comemoram derrubada de veto e conquista da pensão vitalícia para vítimas da Zika

Em uma sessão histórica para milhares de famílias brasileiras, o Congresso Nacional derrubou, nesta terça-feira (17), o veto presidencial ao Projeto de Lei 6064/2023, que garante pensão vitalícia a crianças com microcefalia causada pela síndrome congênita do vírus da Zika, além de uma indenização de R$ 50 mil. A conquista teve participação decisiva do relator da proposta, o deputado federal Lula da Fonte (PP-PE), atual segundo-secretário da Câmara dos Deputados, que desde o início tem se dedicado à causa com firmeza e sensibilidade, e do deputado federal Eduardo da Fonte, autor do projeto.

Lula da Fonte foi responsável por apresentar o parecer favorável ao projeto no plenário da Câmara em 12 de dezembro de 2023, e seguiu como relator das emendas do Senado em 2024. No dia 4 de dezembro do ano passado, reforçou o compromisso do Legislativo com as famílias afetadas e teve o projeto aprovado no plenário.

O surto da Zika, que deu origem a essa grave crise de saúde pública, teve início em 2015 justamente em Pernambuco, estado natal de Lula e Eduardo da Fonte, o mais atingido do Nordeste. A região concentrou os primeiros e mais severos casos da síndrome congênita associada ao vírus, afetando principalmente crianças nascidas com microcefalia.

“É um dia de emoção e justiça. A gente sabe o quanto essas famílias já sofreram, o quanto as mães batalham todos os dias para dar dignidade aos seus filhos. A pensão vitalícia é mais do que um auxílio: é o reconhecimento do Estado brasileiro a essas vidas que foram profundamente impactadas pela epidemia”, declarou Lula da Fonte.

A nova lei vai beneficiar cerca de 1.589 famílias em todo o país, segundo a UniZika. Até agora, os benefícios concedidos eram temporários, passíveis de revisão e muitas vezes suspensos, deixando famílias em situação de extrema vulnerabilidade.

“Como autor do projeto, lutei desde o primeiro momento para que o texto garantisse segurança e dignidade permanentes. Não poderia aceitar que essas mães continuassem tendo que implorar por algo que é um direito”, reforçou Eduardo da Fonte.

“Esse é um exemplo de que a política deve ser instrumento de transformação social. Hoje, o Brasil dá um passo importante na reparação histórica a essas famílias”, finalizou Lula.

A derrubada do veto representa um marco para a proteção das pessoas com deficiência e para o fortalecimento de políticas públicas voltadas à Primeira Infância.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O município de Ouricuri-PE marcou presença e se destacou na Copa Norte e Nordeste de Ciclismo, realizada neste final de…

21 de julho de 2025

Uma vacina experimental de mRNA desenvolvida por cientistas da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, conseguiu potencializar os efeitos da imunoterapia e eliminar…

20 de julho de 2025

Durante a Missa do Vaqueiro, realizada neste domingo (20) em Serrita, o prefeito de Ouricuri, Victor Coelho, agradeceu pessoalmente à…

20 de julho de 2025

Depois de anos de espera e reivindicações da população do Sertão do Araripe, a governadora Raquel Lyra vai tirar do…

18 de julho de 2025

O presidente da Câmara Municipal de Ouricuri, Rogério da Aldeia, recebeu na tarde de quinta-feira (17), o presidente da UVB-PE…

18 de julho de 2025

No próximo dia 2 de agosto de 2025, o Museu Memorial Sertanejo, localizado em Poço Dantas, zona rural de Santa…

18 de julho de 2025