julho 8, 2025

Lula e Eduardo da Fonte comemoram derrubada de veto e conquista da pensão vitalícia para vítimas da Zika

Em uma sessão histórica para milhares de famílias brasileiras, o Congresso Nacional derrubou, nesta terça-feira (17), o veto presidencial ao Projeto de Lei 6064/2023, que garante pensão vitalícia a crianças com microcefalia causada pela síndrome congênita do vírus da Zika, além de uma indenização de R$ 50 mil. A conquista teve participação decisiva do relator da proposta, o deputado federal Lula da Fonte (PP-PE), atual segundo-secretário da Câmara dos Deputados, que desde o início tem se dedicado à causa com firmeza e sensibilidade, e do deputado federal Eduardo da Fonte, autor do projeto.

Lula da Fonte foi responsável por apresentar o parecer favorável ao projeto no plenário da Câmara em 12 de dezembro de 2023, e seguiu como relator das emendas do Senado em 2024. No dia 4 de dezembro do ano passado, reforçou o compromisso do Legislativo com as famílias afetadas e teve o projeto aprovado no plenário.

O surto da Zika, que deu origem a essa grave crise de saúde pública, teve início em 2015 justamente em Pernambuco, estado natal de Lula e Eduardo da Fonte, o mais atingido do Nordeste. A região concentrou os primeiros e mais severos casos da síndrome congênita associada ao vírus, afetando principalmente crianças nascidas com microcefalia.

“É um dia de emoção e justiça. A gente sabe o quanto essas famílias já sofreram, o quanto as mães batalham todos os dias para dar dignidade aos seus filhos. A pensão vitalícia é mais do que um auxílio: é o reconhecimento do Estado brasileiro a essas vidas que foram profundamente impactadas pela epidemia”, declarou Lula da Fonte.

A nova lei vai beneficiar cerca de 1.589 famílias em todo o país, segundo a UniZika. Até agora, os benefícios concedidos eram temporários, passíveis de revisão e muitas vezes suspensos, deixando famílias em situação de extrema vulnerabilidade.

“Como autor do projeto, lutei desde o primeiro momento para que o texto garantisse segurança e dignidade permanentes. Não poderia aceitar que essas mães continuassem tendo que implorar por algo que é um direito”, reforçou Eduardo da Fonte.

“Esse é um exemplo de que a política deve ser instrumento de transformação social. Hoje, o Brasil dá um passo importante na reparação histórica a essas famílias”, finalizou Lula.

A derrubada do veto representa um marco para a proteção das pessoas com deficiência e para o fortalecimento de políticas públicas voltadas à Primeira Infância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Na 38ª Sessão Ordinária do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), realizada nesta terça-feira (9), foram julgados três Recursos Eleitorais…

8 de julho de 2025

A deputada estadual Socorro Pimentel (UB) e o ex-prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, participaram, na quinta-feira (3), da entrega de…

8 de julho de 2025

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP/PE) destinou R$ 3,286 milhões em emendas parlamentares ao Hospital das Clínicas da Universidade…

8 de julho de 2025

A Câmara Municipal de Bodocó encerrou o primeiro semestre legislativo de 2025 com uma série de ações que demonstram o…

8 de julho de 2025

O tão aguardado início do Campeonato ouricuriense de futebol da primeira divisão, previsto para o dia 27 de julho, não…

8 de julho de 2025

Um preso custodiado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) ateou fogo no compartimento de detenção (xadrez) da viatura em que estava,…

7 de julho de 2025