julho 30, 2025

Câmara de Bodocó aprova reajuste salarial dos professores e outros servidores

A Câmara Municipal de Bodocó realizou nesta quarta-feira (28) sua 8ª Sessão Ordinária do 1º Período Legislativo, sob a presidência do vereador Nilson de Anchieta. Durante a sessão, foram debatidos e aprovados projetos e indicações que impactam diretamente diversos setores essenciais do município.

Um dos principais destaques foi a aprovação do Projeto de Lei nº 016/2025, que atualiza o piso salarial dos profissionais do magistério e de outros cargos da rede municipal de educação. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Bodocó (Sinteb), Jó Brígida, acompanhou a discussão no plenário. O reajuste, aprovado por unanimidade, foi resultado de negociações entre o sindicato e a gestão municipal, e contempla também os auxiliares de serviços gerais.

Outro ponto relevante da sessão foi a votação do Projeto de Lei nº 015/2025, que cria o Conselho Municipal de Cultura. De autoria do Poder Executivo, o projeto tem como objetivo fortalecer a representação dos artistas locais e implementar políticas públicas culturais. Parlamentares elogiaram a proposta e ressaltaram a importância de valorizar os talentos bodocoenses.

Além disso, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 017/2025, que autoriza crédito adicional especial ao orçamento municipal. Os recursos serão destinados a ações como operação carro-pipa, implantação de cozinha comunitária, execução do PAEF estadual e construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A sessão também foi marcada por diversas indicações voltadas para infraestrutura urbana e rural, acessibilidade e cultura. Entre elas:

  • Reparo nas ruas Vanderson de Araújo Aquino, Cacilda Miranda de Araújo e Vereador Alfredo Lócio, proposta pela vereadora Ana Cláudia Pontes;
  • Criação de um programa de valorização da música local, apresentado pela vereadora Lireda Ramos;
  • Melhorias no Loteamento Rocha e recuperação de estradas em sítios e serras, indicadas pelo vereador Nego do Pipa;
  • Ações para promoção de acessibilidade em espaços públicos e privados, além da recuperação das estradas do Brejinho e Quadrada,defendidas pelo vereador Edmilson Alencar.

Na Tribuna Livre, representantes da comunidade trouxeram demandas e preocupações. A presidente do Sinteb, Jó Brígida, reforçou pedidos por maior apoio aos profissionais da educação. Já o veterinário Francisco Filho, alertou para o aumento de animais soltos nas ruas, chamando atenção para os riscos à saúde pública. O tema da acessibilidade urbana também foi levantado.

Com essas aprovações e discussões, a Câmara Municipal reforça seu papel como espaço de debate e construção de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento social e econômico de Bodocó.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O município de Ouricuri-PE marcou presença e se destacou na Copa Norte e Nordeste de Ciclismo, realizada neste final de…

21 de julho de 2025

Uma vacina experimental de mRNA desenvolvida por cientistas da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, conseguiu potencializar os efeitos da imunoterapia e eliminar…

20 de julho de 2025

Durante a Missa do Vaqueiro, realizada neste domingo (20) em Serrita, o prefeito de Ouricuri, Victor Coelho, agradeceu pessoalmente à…

20 de julho de 2025

Depois de anos de espera e reivindicações da população do Sertão do Araripe, a governadora Raquel Lyra vai tirar do…

18 de julho de 2025

O presidente da Câmara Municipal de Ouricuri, Rogério da Aldeia, recebeu na tarde de quinta-feira (17), o presidente da UVB-PE…

18 de julho de 2025

No próximo dia 2 de agosto de 2025, o Museu Memorial Sertanejo, localizado em Poço Dantas, zona rural de Santa…

18 de julho de 2025