julho 8, 2025

Câmara de Bodocó aprova reajuste salarial dos professores e outros servidores

A Câmara Municipal de Bodocó realizou nesta quarta-feira (28) sua 8ª Sessão Ordinária do 1º Período Legislativo, sob a presidência do vereador Nilson de Anchieta. Durante a sessão, foram debatidos e aprovados projetos e indicações que impactam diretamente diversos setores essenciais do município.

Um dos principais destaques foi a aprovação do Projeto de Lei nº 016/2025, que atualiza o piso salarial dos profissionais do magistério e de outros cargos da rede municipal de educação. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Bodocó (Sinteb), Jó Brígida, acompanhou a discussão no plenário. O reajuste, aprovado por unanimidade, foi resultado de negociações entre o sindicato e a gestão municipal, e contempla também os auxiliares de serviços gerais.

Outro ponto relevante da sessão foi a votação do Projeto de Lei nº 015/2025, que cria o Conselho Municipal de Cultura. De autoria do Poder Executivo, o projeto tem como objetivo fortalecer a representação dos artistas locais e implementar políticas públicas culturais. Parlamentares elogiaram a proposta e ressaltaram a importância de valorizar os talentos bodocoenses.

Além disso, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 017/2025, que autoriza crédito adicional especial ao orçamento municipal. Os recursos serão destinados a ações como operação carro-pipa, implantação de cozinha comunitária, execução do PAEF estadual e construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A sessão também foi marcada por diversas indicações voltadas para infraestrutura urbana e rural, acessibilidade e cultura. Entre elas:

  • Reparo nas ruas Vanderson de Araújo Aquino, Cacilda Miranda de Araújo e Vereador Alfredo Lócio, proposta pela vereadora Ana Cláudia Pontes;
  • Criação de um programa de valorização da música local, apresentado pela vereadora Lireda Ramos;
  • Melhorias no Loteamento Rocha e recuperação de estradas em sítios e serras, indicadas pelo vereador Nego do Pipa;
  • Ações para promoção de acessibilidade em espaços públicos e privados, além da recuperação das estradas do Brejinho e Quadrada,defendidas pelo vereador Edmilson Alencar.

Na Tribuna Livre, representantes da comunidade trouxeram demandas e preocupações. A presidente do Sinteb, Jó Brígida, reforçou pedidos por maior apoio aos profissionais da educação. Já o veterinário Francisco Filho, alertou para o aumento de animais soltos nas ruas, chamando atenção para os riscos à saúde pública. O tema da acessibilidade urbana também foi levantado.

Com essas aprovações e discussões, a Câmara Municipal reforça seu papel como espaço de debate e construção de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento social e econômico de Bodocó.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Na 38ª Sessão Ordinária do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), realizada nesta terça-feira (9), foram julgados três Recursos Eleitorais…

8 de julho de 2025

A deputada estadual Socorro Pimentel (UB) e o ex-prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, participaram, na quinta-feira (3), da entrega de…

8 de julho de 2025

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP/PE) destinou R$ 3,286 milhões em emendas parlamentares ao Hospital das Clínicas da Universidade…

8 de julho de 2025

A Câmara Municipal de Bodocó encerrou o primeiro semestre legislativo de 2025 com uma série de ações que demonstram o…

8 de julho de 2025

O tão aguardado início do Campeonato ouricuriense de futebol da primeira divisão, previsto para o dia 27 de julho, não…

8 de julho de 2025

Um preso custodiado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) ateou fogo no compartimento de detenção (xadrez) da viatura em que estava,…

7 de julho de 2025