Um preso custodiado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) ateou fogo no compartimento de detenção (xadrez) da viatura em que estava, na noite desta segunda-feira (7), em frente à Delegacia de Polícia Civil de Ouricuri, no Sertão do Araripe. O incidente aconteceu enquanto os policiais aguardavam a conclusão do boletim de ocorrência (BO) para apresentar o suspeito na delegacia de plantão em Araripina, conforme os protocolos adotados após as 18h.
O homem havia sido detido por crime de violência doméstica e, segundo relatos dos policiais, apresentava sinais de estar sob efeito de substâncias entorpecentes, demonstrando comportamento alterado, semelhante a um surto.
Apesar da gravidade da situação, ninguém ficou ferido. Os próprios policiais da PRF conseguiram debelar as chamas rapidamente, evitando que o incêndio tomasse proporções maiores. Equipes do Corpo de Bombeiros chegaram em seguida para conter qualquer foco remanescente e realizar os procedimentos de segurança.
É importante ressaltar que, no momento do incidente, o detido ainda estava sob responsabilidade da PRF, que conduzia o procedimento de apresentação do preso, uma vez que a Delegacia de Ouricuri já havia encerrado o expediente e os registros passam a ser feitos em Araripina no período noturno.
As causas do incêndio ainda serão apuradas, assim como as circunstâncias que permitiram o início das chamas no interior da viatura. O caso chama atenção para os riscos enfrentados pelas forças de segurança durante o transporte e custódia de presos em situações extremas.