O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (6) os dados preliminares da amostra do Censo Demográfico 2022 sobre as religiões professadas no Brasil. O levantamento contempla a população com 10 anos ou mais de idade e revela um retrato detalhado da diversidade religiosa em todas as regiões do país. No município de Ouricuri, no Sertão de Pernambuco, os dados mostram uma predominância marcante da religião católica.
De acordo com o IBGE, 80,89% da população de Ouricuri se declarou seguidora da Igreja Católica Apostólica Romana, o que corresponde a mais de 8 em cada 10 moradores do município. A segunda maior parcela religiosa é composta pelos evangélicos, que representam 11,96% dos ouricurienses.
Outras crenças aparecem com menor representação: espíritas somam 0,28%, enquanto os adeptos de Umbanda e Candomblé correspondem a 0,09%. O levantamento não identificou representantes das tradições indígenas religiosas no município.
Já o grupo de pessoas que afirmaram não ter religião representa 4,87% da população. Outros segmentos incluem ainda outras religiosidades (1,8%), não sabem (0,03%) e sem declaração (0,09%).
Os dados também foram desagregados pelo IBGE por sexo, cor ou raça, faixa etária e nível de escolaridade, e estão disponíveis para consulta em diferentes recortes geográficos — do nível nacional aos municípios.
A pesquisa reforça a importância do Censo para o entendimento das características sociais e culturais da população brasileira, sendo um instrumento fundamental para o planejamento de políticas públicas, inclusive no campo da diversidade religiosa e liberdade de crença.