A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) prorrogou até o dia 30 de junho, o prazo para os produtores rurais realizarem a atualização cadastral dos rebanhos e propriedades. O novo prazo abrange as espécies de bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos, equídeos, aves (comerciais e de subsistência), animais aquáticos, abelhas e demais espécies de interesse para a Defesa Sanitária Animal.
Em Ouricuri, os agropecuaristas devem procurar o escritório da Unidade Regional. No momento da declaração, devem ser apresentados documentos do criador (RG, CPF ou CNPJ, comprovante de endereço e documento do estabelecimento agropecuário), além do formulário de declaração dos rebanhos preenchido.
Outra opção é fazer a atualização online, acessando o site do Sistema de Integração Agropecuária. Neste caso, o produtor precisa estar com o cadastro atualizado na Adagro e no Siapec.
Quem não declarar até 30 de junho terá o cadastro da propriedade bloqueado na Adagro e ficará impedido de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) e de transitar com os animais.
A Portaria Adagro nº 065/2024 instituiu a obrigatoriedade da atualização cadastral dos rebanhos nos meses de maio e novembro, após Pernambuco receber o reconhecimento nacional de Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação, concedido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, através da Portaria nº 678, de 30/04/2024.