Após intenso processo de diálogo entre a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e os municípios do Sertão do Estado, o secretário José Bertotti reuniu-se nesta terça-feira (22), com o Prefeito de Salgueiro, Marcones Sá, e definiram que o governo do Estado vai assumir a ampliação do aterro sanitário do município, garantindo assim que novos municípios possam depositar imediatamente seus resíduos e lixo urbano na área. O aterro de Salgueiro estava impedido de firmar novos contratos com novos municípios, pois a vida útil do equipamento está bastante reduzida. Com a certeza da ampliação, a situação muda.
A decisão vai contemplar municípios como Moreilândia, Ipubi, Trindade, Bodocó e Ouricuri, no Araripe e Belém do São Francisco e Floresta no sertão do São Francisco, todos estes ainda com lixões, além de Carnaubeira da Penha no Sertão Central, município que vinha depositando seus resíduos em Arcoverde, a quase 300 km de distância.
A medida tem caráter emergencial e provisório, pois a solução de médio prazo é a construção de novos aterros regionais, providência que o governo através da SEMAS (Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco), vem cuidando e projetando aterros em arranjos com a iniciativa privada num futuro próximo nos municípios de Ouricuri, Serra Talhada, Santa Maria da Boa Vista, Afogados da Ingazeira e Itacuruba.
As informações são do Edilson Silva, Assessor Especial do Sistema e Gestor de Resíduos Sólidos da SEMAS.
Por Cidinha Medrado